O que é CAFe?

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras, através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, através de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

Como Funciona?

Uma infraestrutura de autenticação e autorização federada é constituída por dois elementos principais:
– provedores de identidade: responsáveis pela manutenção das informações sobre usuários e por sua autenticação;
– provedores de serviço, que oferecem acesso a um recurso ou serviço específico.

A UEPG é um provedor de identidade, pois mantém os dados de seus usuários e os autentica nos provedores de serviço.

Ao acessar um determinado provedor de serviço, o usuário é redirecionado para uma página que lhe apresenta uma lista de provedores de identidade. Ele escolhe, então, sua instituição de origem e seu navegador é redirecionado para o provedor de identidade dessa instituição. Após autenticar o usuário, o provedor de identidade repassa o resultado dessa autenticação ao provedor de serviço e cria uma sessão de uso associada ao usuário, de forma que acessos a novos serviços dentro de um determinado intervalo de tempo não gerem novas requisições de autenticação.

Como acessar?

Basta acessar o provedor de serviço desejado, selecionar a UEPG na caixa de seleção, digitar seu usuário e senha na página de login e obter o acesso através da autenticação via CAFe.

O provedor de serviço mais comum é o Portal de Periódicos da CAPES. Clique aqui para acessar o manual para acesso ao portal através da CAFe

Nem todos os usuários da rede da UEPG tem o acesso a CAFe liberado. Para verificar seu acesso, entre no Sistema de Gestão de Identidade e clique no menu “usuário -> verificar acesso CAFe”
Caso o acesso a CAFe não esteja habilitado, a ativação de seu login para uso da CAFe só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a UEPG. A validação de identidade pode ser feita no Centro de Processamento de Dados, Campus Uvaranas, das 8:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h. O usuário deve estar munido de documento de identificação e CPF. Não será possível a validação do usuário sem informar o CPF.