O que é? Como funciona?

Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível.

Esta tecnologia é destinada a computadores portáteis, como notebooks, para garantir sua mobilidade sem perder o acesso à Rede/Internet. Esses computadores quase sempre já vem equipados com a tecnologia Wi-Fi.

Para ter acesso à Rede/Internet os computadores portáteis se conectam a um AP (Access Point, ou Ponto de Acesso) por meio de ondas de rádio. O AP esta posicionado num ponto central e estratégico, e esta conectado aos equipamentos que fornecem e controlam este acesso. Quando não existem obstáculos, os APs tem um raio de cobertura de aproximadamente 100 metros.

Existem diversos Access Points (APs) distribuídos pela universidade. Para ter acesso à Rede e a Internet, é necessário estar dentro da área de cobertura destes equipamentos. A localização dos equipamentos pode ser encontrada aqui.

Quem pode usar?

O acesso a rede sem fio da UEPG é concedido a todos os usuários que estiverem na área de cobertura dos pontos de acesso sem fio.

Os identificadores de rede wireless (SSIDs) pertencentes a rede da UEPG são:
wirelessUEPG – rede com criptografia, autenticada, destinada aos usuários da UEPG.
visitantesUEPG – rede sem criptografia, sem autenticação, destinada a usuários da comunidade em geral. Nessa rede somente o protocolo HTTP, na porta TCP 80, é permitido para comunicação.
eduroam – rede com criptografia, autenticada, para uso da comunidade de ensino e pesquisa, onde um usuário de qualquer instituição participante do eduroam pode se conectar. Para mais informações, consulte a página do serviço eduroam

A UEPG não tem qualquer relação nem presta suporte para outras redes wireless senão as listadas acima.

O acesso a rede wirelessUEPG é vinculado ao login individual e não pode ser repassado a terceiros sob pena de ter o acesso suspenso por tempo indeterminado.
O acesso a rede wirelessUEPG é concedido a acadêmicos de graduação, cursos sequenciais e pós graduação, desde que estejam com sua matrícula em situação regular. Também a agentes universitários, professores e demais funcionários da instituição.
Para obter a autorização de acesso a rede wirelessUEPG é necessário ativar seu login através do Sistema de Gestão de Identidade – SGI, disponível no endereço: https://sistemas.uepg.br/sgi/user/activate/index.php. O login e senha utilizados no SGI são os mesmos utilizados no Proxy Internet UEPG e E-mail UEPG.
Os alunos de graduação tem seu login criado automaticamente no início das aulas. Sendo inicialmente o login o RA e a senha o RG sem pontos ou traços, somente números.
A senha pode ser alterada no Sistema de Gestão de Identidade.
Para alguns usuários, a ativação de seu login para uso da rede wirelessUEPG só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a UEPG. A validação de identidade pode ser feita no Centro de Processamento de Dados, Campus Uvaranas, das 8:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h. O usuário deve estar munido de documento de identificação e CPF. Não será possível a validação do usuário sem informar o CPF.

A guarda das informações de login e senha é de total responsabilidade de cada usuário, podendo o mesmo ser responsabilidado por quaisquer acesso indevido.

A UEPG não presta suporte na configuração dos dispositivos de rede sem fio dos equipamentos de terceiros.

O Centro de Processamento de Dados é responsável e único habilitado a realizar a configuração e instalação de pontos de acesso sem fio (APs) que possam prover acesso à rede da UEPG. Pontos de acesso sem fios instalados sem autorização por escrito por meio de ofício do Centro de Processamento de Dados assim que identificados terão seu sinal interrompido e os usuários responsáveis por sua instalação podem ter seu acesso bloqueado.

O Centro de Processamento de Dados poderá bloquear acessos que entrem em desacordo com as normas de utilização e política de uso de rede

Usuários da rede sem fio devem estar cientes que a mesma possui desempenho inferior ao acesso cabeado devido a menor largura de banda disponível no meio sem fios.

O usuário será responsabilizado por qualquer dano causado à rede da UEPG. Caso seja identificado que um acesso não esteja de acordo com as normas de utilização ou esteja causando qualquer dano ao funcionamento da rede, o mesmo poderá ter o seu acesso bloqueado.

Departamentos e setores devem estar cientes que pontos de acesso sem fio instalados em suas dependências poderão ser utilizadas por outros departamentos/setores ou qualquer usuário da rede UEPG

As normas descritas não constituem uma relação exaustiva e podem ser atualizadas com o tempo, sendo que qualquer modificação será avisada em tempo hábil para adequação, se necessária, do ambiente.

Tais normas são fornecidas a título de orientação do usuário. Em caso de dúvida sobre o que é considerado, o mesmo deverá enviar previamente um e-mail para redes@uepg.br visando esclarecimentos.

Cadastro

Para acessar a rede visitantesUEPG não é necessário nenhum tipo de cadastro. A rede não possui criptografia e o acesso está disponível a todos os usuários que estejam na área de cobertura dos pontos de acesso sem fio. A rede visitantesUEPG permite o acesso somente ao protocolo HTTP na porta TCP 80. Ela também possui limite de clientes simultâneos.
Os alunos de graduação tem seu login criado automaticamente no início das aulas. Sendo inicialmente o login o RA e a senha o RG sem pontos ou traços, somente números.
A senha pode ser alterada no Sistema de Gestão de Identidades
Para obter a autorização de acesso a rede wirelessUEPG é necessário ativar seu login através do Sistema de Gerenciamento de Identidade, disponível no endereço: https://sistemas.uepg.br/sgi. O login e senha utilizados no SISNET são os mesmos utilizados no Proxy Internet UEPG e E-mail UEPG.
Para alguns usuários, a ativação de seu login para uso da rede wirelessUEPG só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a UEPG. A validação de identidade pode ser feita no Centro de Processamento de Dados, Campus Uvaranas, das 8:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h. O usuário deve vir munido de documento de identificação e CPF. Não será possível a validação do usuário sem informar o CPF.

Pontos de acesso

Lista de pontos de acesso sem fio divididos por blocos.

Bloco / Dependência
Bloco A
Arquibancada / CELEPAR
Artes
Bloco B
Bloco C
Colégio Agrícola / RU
Centro de Convivência
CIPP
Central de Salas
Central Telemática
Bloco D
DIMAPA
Bloco E
Editora
Estudio
Bloco F
Farmácia Escola
Bloco G
Imprensa Universitária
Bloco L
Laboratório de Análises Clínicas
Bloco M
Observatório
PRECAM
PROEX
Reitoria
Recuros Hídricos
Sala professoes agronomia

OBS: Essa lista pode ser alterada sem aviso prévio.